sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estudantes de Farmácia em Brasília


No último dia 11 de Maio (terça-feira), estudantes de Farmácia da UFBA e da Fainor saíram de Vitória da Conquista em direção à Brasília para se manifestar juntamente com estudantes de Farmácia de todo o país para lutar pela aprovação do substitutivo ao PL 4385/94 que torna a farmácia num estabelecimento de saúde, ou seja, acaba com a errônea qualificação da farmácia como estabelecimento comercial, a manifestação foi organizada pela FENAFAR (Federação Nacional dos Farmacêuticos).
Durante a viagem, houve um momento para discussão do substitutivo ao PL entre os estudantes de farmácia de ambas as instituições, o que demonstra o interesse pela melhoria do universo de trabalho, e que diretamente se relaciona com a saúde coletiva. Na manhã do dia 12 de maio (quarta-feira) as delegações começaram a chegar em Brasília para a manifestação, que reuniu aproximadamente 2 mil pessoas. A manifestação partiu da Esplanada dos Ministérios em direção à frente do Congresso Nacional. Os manifestantes entraram na plenária na Câmara dos Deputados, para pressionar pela aprovação do substitutivo ao PL 4385/94, além de visitarem os gabinetes dos deputados para conversarem sobre a questão que é de importância para a saúde coletiva.
Um dos momentos mais marcantes ocorreu quando os estudantes se uniram para escrever o nome Farmácia no gramado em frente ao Congresso Nacional.

A delegação de Vitória da Conquista foi a maior da Bahia, saindo 4 ônibus da Bahia, Jequié, Feira de Santana e Salvador, foram as outras cidades que enviaram delegações.
O saldo da manifestação fortalece a profissão e o movimento estudantil de farmácia, além de demonstrar para o Congresso Nacional a importância que tem essa questão, fazendo do substitutivo uma prioridade para a pauta de votação.

Clique nas imagens para melhor visualização

2 comentários:

  1. Muito legal o texto. Torço para que o substituto seja aprovado e posto em pratica. Parabéns a todos que foram e que contribuiram para essa conquista.

    ResponderExcluir
  2. fizemos história! agora temos consiencia da importância de movimentos como este. n foi somente um passeio, como alguns pensaram... temos voz, e esta é ouvida quando gritamos juntos!!!

    ResponderExcluir